Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de maio de 2024 Rio do Sul
  • WhatsApp Image 2024-05-07 at 08.18.56

Comporta da Barragem de José Boiteux é reaberta nesta terça-feira


Por GCD Publicado 08/11/2023 às 10h31
Comporta da Barragem de José Boiteux é reaberta nesta terça-feira
Foto: Redação GCD

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil do Estado realizou, nesta terça-feira, 07, a abertura de uma das comportas da Barragem Norte, em José Boiteux. A ação aconteceu devido aos rios estarem em recessão, ou seja, em níveis mais baixos no Médio e Baixo Vale do Itajaí. Das três barragens do Alto Vale, ela é a única que não está vertendo.

O técnico em eletrotécnica da Celesc, Leonardo Furlan, explica como funcionou todo o processo de fechamento. “Contamos com uma unidade hidráulica móvel e um gerador diesel móvel. Usamos apenas as tubulações que estão interligadas com as comportas e a gente consegue fazer o acionamento. Então, aqui de cima, colocando óleo sobre pressão para conseguir abrir as comportas, não tem nenhum risco. A gente se preocupa bastante com segurança, é um procedimento que nós da Celesc Geração, já estamos acostumado. A abertura e o fechamento, que a gente fez semana passada também ocorreram tudo dentro do esperado”, ressalta.

A  Barragem de José Boiteux, tem uma capacidade de até 357 milhões de metros cúbicos de água. E é a maior barragem do sistema de controle de cheias do Estado. A força-tarefa para abrir a comporta da barragem de forma manual teve o apoio de equipes da Celesc Geração. E pelo fato de a estrutura estar dentro de uma Terra Indígena legalmente demarcada, o trabalho contou com o acompanhamento da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e da Polícia Federal.

O Engenheiro da Defesa Civil, Matheus Santana Carrer relata que o contato com a comunidade indígena aconteceu de forma tranquila. “A Funai vem nos auxiliando nessa questão. A Polícia Federal também vem nos apoiando, mas por precaução. Mas nada que tenha indicativo de desentendimento ou algo parecido”, finaliza.

  • WhatsApp Image 2024-05-10 at 17.11.16 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store