Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de maio de 2024 Rio do Sul
  • WhatsApp Image 2024-05-07 at 08.18.56

Como evitar o impacto ambiental usando o carro?


Por GCD Publicado 20/09/2023 às 08h48
Como evitar o impacto ambiental usando o carro
Foto: Senivpetroa Freepik

Como evitar o impacto ambiental usando o carro? A utilização de veículo próprio, muitas vezes, é inevitável. Mas, com o constante aquecimento da temperatura e impactos ambientais, a entidade responsável pelo manejo da redução da poluição criou um calendário.

Você já deve ter ouvido falar que, para evitar engasgamentos, falhas de partida e outras situações, de vez em quando é bom a utilização de combustível aditivado. Mas por que?  De acordo com uma determinação do Programa de Controle de Emissões Veiculares, o Proconve, alguns vapores gerados a partir da queima de gasolina. Por exemplo, não podem mais ir para a atmosfera e, portanto, são reintroduzidos no motor. Ou seja, onde deveria passar somente ar, ficam alguns gases que roubam o desempenho do veículo. 

O Proconve também é responsável por uma agenda de redução da poluição causada pelos automóveis. Gilberto Pose, coordenador de combustível da Shell, traz mais detalhes. “O Proconve tem uma agenda de redução de emissões e ela motiva a tomar algumas atitudes. A indústria automobilística melhora a qualidade técnica dos veículos. Então, em 1986, nós tínhamos carburadores. Hoje, nós temos injeção direta de combustível, eletrônica de combustível”, conta.

Evolução da gasolina

De acordo com o coordenador o combustível também evoluiu  a partir de 1980. “Hoje, nós temos gasolinas com menores índices de enxofre, óleo diesel com menores índices de enxofre. O enxofre é um componente, um composto poluente, promove chuva ácida. A gasolina do Brasil, pelo menos desde o início de 1990, final de 80, não contém chumbo. É um mito de mercado. Então, tudo isso é uma evolução constante para se reduzir cada vez mais o nível de poluentes que sai pelo escapamento dos motores”, relata.

Condutas que podem reduzir a emissão de gases

Há também algumas condutas do motorista que ajudam evitar o impacto ambiental usando o carro e a reduzir a emissão de gases do veículo. Por exemplo: calibrar os pneus uma vez por semana, reduzir o uso do ar condicionado, manter uma velocidade constante, evitar trocas de marcha constantes e também freadas bruscas, desligar o veículo em paradas muito longas, não conduzir o veículo desengrenado, ficar atento às manutenções do carro.

  • WhatsApp Image 2024-05-10 at 17.11.16 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store