Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de junho de 2024 Rio do Sul
  • ref_B_Unimed AV_Campanha_Laboratório_ETAPA_01_BANNER-GCD_970x250px

Cinco municípios do Alto Vale do Itajaí atingem meta de alfabetização para 2030

Levantamento coloca Dona Emma como a cidade com os melhores números, com 88% dos alunos do 2° ano do ensino fundamental sabendo ler e escrever


Por GCD Publicado 08/06/2024 às 11h45
imagens de alunos dentro da sala de aula
Cinco municípios do Alto Vale do Itajaí atingem meta de alfabetização para 2030 – Foto: Prefeitura de Dona Emma

Com o objetivo de avaliar a qualidade da alfabetização, foi aplicada em novembro do ano passado a prova Alfabetiza SC. Conforme os resultados da avaliação, no Alto Vale do Itajaí, cinco municípios atingiram a meta de alfabetização e pontuação para 2030.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Santa Catarina ocupa a sexta colocação no ranking de alfabetização nacional. O estado contabilizou 61% de crianças alfabetizadas, representando uma evolução desde 2021, quando o índice foi de 55%.

LEIA TAMBÉM

A assessora educacional da Amavi, Tânia Moratelli, comenta que a legislação prevê que as crianças devem estar alfabetizadas no 2° ano do ensino fundamental. 

“O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, ele só acontecia com os alunos 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º e 4º ano do ensino médio. Mas com o programa se viu necessidade, em função da própria legislação, que nós temos que estar com as crianças alfabetizadas já no 2º ano. Então, nós precisamos de uma avaliação externa, para avaliar como estava a aprendizagem dessas crianças, na sua leitura e escrita“, explica.

Municípios que atingiram a mete

Cinco municípios do Alto Vale do Itajaí atingiram a meta de pontuação para 2030, que é a pontuação acima de 80. Mas de modo geral, 95% dos municípios do Alto Vale estão com pontuação acima da meta de 60 pontos.

As cidades com os melhores números no ranking de alfabetização conforme o relatório do Ministério da Educação, divulgado no fim de maio são: Dona Emma, Santa Terezinha, Rio do Oeste, Agrolândia e Witmarsum, como detalha Tânia.

“A pontuação maior é do município de Dona Emma com 87.2 pontos. Depois vem o município e Santa Terezinha com 83.6, Rio do Oeste com 81.4, Agrolândia com 81.2 e o município de Witmarsum com 80 pontos. Os demais estão acima da média seis, que é a média que nós temos dentro do nosso sistema de avaliação, do Educamavi. Os nossos municípios todos adotam média seis”, conta.

A nível nacional, 56% das crianças das redes públicas alcançaram o patamar de alfabetização definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o 2º ano.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store