Cidades têm indicativo de pico de cheia com recessão no fim de semana
Cidades da região têm indicativo de pico de cheia nas próximas horas, conforme demonstra nota hidrológica emitida pela Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil. A previsão é válida para Ituporanga, Taió e Rio do Sul. No Vale Sul são aguardados de 150 a 200 mm de chuva. Na Capital da Cebola a cota de inundação está estimada em 6 e 7,5 m. A recessão dos volumes deve ocorrer ao longo do domingo, 19. Já para o Vale Oeste são esperados de 120 a 180 mm de chuva. Em Taió, o nível de inundação pode variar entre 10,5 e 12 m. A redução das águas pode ocorrer ao longo da segunda-feira, 20. Já na Capital do Alto Vale, o documento aponta entre 140 e 200 mm de chuva. Em Rio do Sul, a nota hidrológica apresenta possibilidade de inundação na cota de 10,5 e 12 m. Os volumes tendem a baixar a partir do domingo.
Com a previsão de chuvas volumosas, associada aos níveis dos rios já elevados, o risco é muito alto para alagamentos, enxurradas e inundações. O alerta é válido para as bacias hidrográficas nas regiões do Vale do Itajaí, Planalto Sul, Grande Oeste, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Todavia, a condição aponta risco alto nas bacias das regiões do Planalto Norte e Litoral Norte.
Em áreas com solo saturado devido a chuvas intensas, o risco de enxurradas se eleva consideravelmente com a previsão de novos temporais. O documento finaliza com a recomendação de acompanhamento atento aos riscos e a seguir as medidas de segurança das Defesas Civis municipais.