Centro de recuperação de Vidal Ramos ganha nova sala de eventos
O Cervida arrecada fundos por meio de convênios, doações e projetos sociais.
O Centro de Recuperação a Vida (Cervida), de Vidal Ramos, atua na recuperação de homens, maiores de 18 anos, que queiram largar vícios no álcool e outras substâncias psicoativas. A entidade, sem fins lucrativos, oferece um programa terapêutico em sistema de residência integral.
Com quase 20 anos de atuação no Alto Vale, Tania Dognini, responsável técnica pelo Cervida, explica como surgiu a entidade. “A comunidade terapêutica Cervida foi fundada no dia 15 de fevereiro de 2005 após reunião de um grupo de pessoas com as mesmas finalidades: a prevenção, a conscientização, através da educação, a recuperação e a reinserção social”.
Localizada na comunidade Salseiro, em Vidal Ramos, o Cervida tem capacidade para atender 24 acolhidos.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
O tratamento aqui no Cervida precisa ser voluntário, ou seja, a pessoa precisa querer recuperar-se. Ele tem duração de 9 meses e tem como base o tripé: oração, trabalho e disciplina. Busca o despertar espiritual, a elevação de autoestima, o resgate de valores, a reeducação de hábitos e mudanças comportamentais para o renascer de uma nova vida
- Tania Dognini, responsável técnica pelo Cervida
LEIA TAMBÉM:
- Obras da SC-110, na serra de Vidal Ramos, devem ficar prontas até o fim de outubro
- Reunião em Ituporanga esclarece sobre a NR-31 na cultura da cebola
O que o Cervida oferece aos acolhidos?
Para se manter financeiramente, a comunidade terapêutica possui um convênio com o Governo do Estado de Santa Catarina, que financia dez vagas sociais. Além disso, há convênios com os municípios de Lontras e Vidal Ramos. Voluntários também podem doar para a casa. Além disso, o Cervida busca participar de projetos de fundos sociais de cooperativas de crédito, por exemplo. Entre os serviços oferecidos estão:
- Avaliação psicológica;
- Psicoterapia individual;
- Psicoterapia em grupo;
- Atendimento do serviço social;
- Reunião com a pastoral da sobriedade;
- Reunião com irmã Rose, sobre espiritualidade;
- Encontros com o Padre Silvino;
- Programa 12 passos;
- Palestras motivacionais e novo estilo de vida;
- Cursos profissionalizantes, com a parceria do Senar;
- Educação física, disponibilizada pela Prefeitura de Vidal Ramos;
- E encontros com o Grupo dos Alcoólicos Anônimos.
Acolhidos ajudam a construir nova sala de eventos
A nova sala de eventos do Cervida, que está em fase de construção, provém da participação em projetos sociais, por exemplo. De acordo com a responsável técnica, Tania, a sala passa pela construção através da contemplação de um projeto realizado e aprovado pelo fundo social da cooperativa Cresol. Além disso, os acolhidos auxiliam nas atividades práticas da construção.
Portanto, esta sala será utilizada para as atividades do dia a dia e também para as celebrações de graduação, como são chamadas as cerimônias finais do tratamento. Anualmente, o Cervida promove um encontro dos graduados que saíram do tratamento e seguem firmes na nova forma de vida.
“É um momento muito importante e especial, tanto para os graduados que já saíram daqui, que voltam para ver como está a casa e contar suas experiências de vida. Mas também é muito importante para os acolhidos que conseguem enxergar um futuro melhor, conseguem ter uma perspectiva melhor de vida”, disse Tania.
Para quem busca ajuda com os vícios ou quer auxiliar o Cervida, pode conhecer melhor os trabalhos na página do facebook Cervida Vidal Ramos ou pelo telefone 47 99647-6302.