Caminho do Louvor é reconhecido como entidade de utilidade pública em Ituporanga
Projeto de Lei garante benefícios fiscais e facilita captação de recursos para a rota de peregrinação

A Câmara Municipal de Ituporanga aprovou de forma unânime o Projeto de Lei Ordinária 01/2025, de autoria do vereador Paulo Roberto Ribeiro (PP), que reconheceu oficialmente a Associação Caminho do Louvor como entidade de utilidade pública. A decisão permitirá que a entidade tenha acesso a benefícios fiscais e amplie a captação de recursos para manutenção e melhorias do trajeto religioso.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Uma rota de peregrinação em expansão
Criado há pouco mais de dois anos, o Caminho do Louvor conecta Ituporanga a Nova Trento, passando por cinco municípios. Assim, o percurso é dividido entre a Rota de Lourdes (110 km) e a Rota Paulina (130 km), sendo que o trecho dentro de Ituporanga tem aproximadamente 19 km. Até o momento, mais de mil peregrinos já percorreram o trajeto.
LEIA TAMBÉM
Benefícios do reconhecimento público do Caminho do Louvor
Com a nova classificação, a associação poderá solicitar isenção de impostos e taxas, além de viabilizar convênios e recursos públicos para estruturar a rota e garantir sua preservação. O presidente da entidade, Eduardo Bittelbrunn, apresentou na tribuna um balanço dos trabalhos já realizados, bem como, reforçou o compromisso da associação com a transparência.
Conforme o vereador Paulo Roberto Ribeiro, a medida reconhece o valor do turismo religioso na região.
O Caminho do Louvor merece esse título pelo impacto positivo que tem gerado na cidade. Agora, com a utilidade pública garantida, a associação poderá captar recursos e fortalecer ainda mais essa rota de fé
afirmou Paulo.