Câmara de Taió aprova moção de repúdio ao governo do Estado

A Câmara de Vereadores de Taió aprovou Moção de Repúdio ao Governo do Estado pelo anúncio de geração de energia nas barragens de contenção de cheias. O documento foi assinado por todos os vereadores, em sessão ordinária.
A preocupação é com o nível de acúmulo de água que terá que ser mantido à montante da barragem para que seja feita a geração de energia. “Eu sou contra, essa é uma barragem de contenção e não de geração de energia”, resumiu o vereador William Noriller.
O anúncio do Governo do Estado em entregar as barragens para a Celesc é considerado muito repentino e tem gerado incertezas e descontentamentos.”É uma bomba que estão querendo instalar aqui para nós em Taió. Vamos ter que fazer manifestações, não podemos deixar isso acontecer”, declarou o vereador Edésio Fillagranna.
O vereador Joel Sandro Macoppi destacou que essa é uma preocupação regional que pode afetar vários municípios além de Taió, como Rio do Oeste, Laurentino e Rio do Sul. “Espero que as outras câmaras municipais também tomem ciência disso e façam a sua parte”, afirmou.
Requerimentos ao Governo e à Defesa Civil
Durante a sessão também foram pautados dois requerimentos que solicitam informações ao Governo do Estado. Um deles está relacionado à manutenção da Barragem Oeste e o segundo relacionado à construção de uma barragem em Mirim Doce. “A barragem de Taió é promessa que vai reformar, que vai arrumar e até agora nada. Também queremos saber quando será lançado o edital da barragem em Mirim Doce”, concluiu o presidente da Câmara, Ricardo Oenning.