Caixa Econômica Federal deve liberar saque do FGTS aos atingidos pela enchente
A Caixa Econômica Federal deve liberar o saque do FGTS aos atingidos pela enchente o mais rápido possível. A confirmação ocorreu aos deputados catarinenses, durante audiência com a presidente da Caixa, Rita Serrano, em Brasília nesta terça-feira, 17.
A liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) será para os municípios atingidos pelas cheias que decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública. Também foi solicitado uma linha de crédito especial aos empresários, tempo de carência para os hospitais que precisam de recursos ou já possuem algum financiamento.
O deputado federal Jorge Goetten (PL/SC), detalha os pontos discutidos durante a audiência. “Primeiro ponto, está garantido a liberação do Fundo de Garantia, conforme o teto da legislação federal. A Caixa Econômica vai disponibilizar uma linha de crédito especial com carência para micro e pequenos empresários e empresários rurais. Além disso, para os hospitais que precisam de recursos ou têm financiamento, vai ter uma carência para iniciarem o pagamento. Por fim, as médias e grandes empresas com faturamento acima de 30 milhões de reais, que têm empréstimos com a Caixa Econômica e que foram atingidas pelas enchentes, têm direito a uma carência, a cessar o pagamento e voltar a pagar daqui uns meses”, conta.
Por fim, nesta quarta-feira, 18, a bancada catarinense estará em reunião com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para tratar do assunto.