Bombeiros Voluntários de Ibirama comemoram 40 anos de fundação
Evento ocorre no sábado, 11, no Pavilhão de Eventos Manoel Marchetti, com a animação da banda Coração Gaúcho.
Neste sábado, 11, acontece a solenidade de formatura dos bombeiros voluntários de Ibirama e das turmas dos bombeiros Petiz, Mirins e Juniores (adolescentes de diferentes faixas etárias), além da comemoração dos 40 anos de fundação do quartel, em Ibirama. O evento inicia a partir das 15h, no Centro de Eventos Manoel Marchetti. Já às 21h, ocorre o baile com a banda Coração Gaúcho, sem a cobrança do ingresso.
O comandante, Rudinei Pinsegher, relembra a trajetória e evolução da corporação ao longo dos anos. “O trabalho era muito mais complexo do que é hoje. Além disso, no início não se tinha a capacitação e os equipamentos. Eles eram os verdadeiros heróis, porque eles faziam muito com pouco. No início os bombeiros atendiam a região de Ibirama e munícipios ao redor, atendiam ocorrências de afogamentos, incêndios, ocorrências desse porte. O atendimento pré-hospitalar só passou a ser realizado em meados de 1992, quando os bombeiros que aqui estavam foram atrás de capacitação”, relata.
A gestão atual é composta por 66 bombeiros voluntários e mais de 60 em formação. Estima-se que são 2.600 acionamentos de emergência durante o ano. Entre as aquisições previstas, mais um caminhão munck para compor a frota da corporação. “Hoje temos dois, um deles faz combate a incêndio, o outro resgate veicular e além disso, apoia nas ocorrências de combate a incêndio. Com o caminhão munck temos a possibilidade e a condição de atender acidentes mais complexos e também a incêndios em grande altura”, finaliza.