Bombeiros de Ituporanga formam 70 bombeiros mirins e promovem 24 comunitários
Cerimônia no quartel celebrou a capacitação em prevenção e segurança comunitária

Na tarde desta terça-feira (29), o quartel dos Bombeiros Militares de Ituporanga foi palco da solenidade de formatura de 70 bombeiros mirins e 24 bombeiros comunitários. O evento reuniu familiares e membros da comunidade para celebrar a capacitação de crianças e adultos em ações preventivas e de apoio à segurança pública.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Programa Bombeiro Mirim
O Programa Bombeiro Mirim é voltado para estudantes do ensino fundamental das escolas públicas e privadas de Santa Catarina. O objetivo é capacitar crianças e adolescentes para agirem preventivamente em situações de risco. Além disso, promove uma sociedade mais segura e incentivando o exercício pleno da cidadania. Assim, com uma carga horária total de 12 horas, o programa visa complementar o processo educativo dos jovens.
O comandante do 3º Pelotão de Bombeiros Militar de Ituporanga, 1º Tenente Daniel Wegner Silva, expressou satisfação ao abrir o quartel para a comunidade.
É um momento de muita alegria ver a nossa casa cheia. Esta é uma grande política pública do CBMSC, incluir as pessoas em nossas atividades para difundir nossos valores e conhecimentos. Os bombeiros mirins aprendem a atuar preventivamente em situações de risco, especialmente em casa. Já os bombeiros comunitários recebem formação para atuar como agentes de defesa civil, podendo tripular viaturas e apoiar os bombeiros militares nas ocorrências. A partir de agora, com a promoção, eles assumem novas responsabilidades
destacou o Tenente Wegner.
Programa Bombeiro Comunitário
Durante a cerimônia, cada formando recebeu um certificado de conclusão, e reconhecemos os bombeiros comunitários promovidos pela contribuição ao serviço voluntário. O programa Bombeiro Comunitário, regulamentado pela Lei nº 17.202, de 19 de julho de 2017. Desse modo, forma pessoas da comunidade para atuar como agentes de prevenção e referências locais em situações de emergência.
Os bombeiros comunitários se vinculam ao CBMSC por meio de um Termo de Adesão e atuam voluntariamente em apoio ao Corpo de Bombeiros.
Por fim, os formados e promovidos participaram do tradicional “banho de mangueira” e recepcionados com um delicioso coquetel.
Ouça a fala do Tenente Wegner abaixo: