Barragem de José Boiteux começa a verter
A Barragem Norte, de José Boiteux, verteu às 22h05 de sexta-feira, 13 de outubro. O vertimento de barragens é uma operação controlada e monitorada de perto por equipes técnicas.
O coordenador de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil estadual, Frederico Rudorff, explica que a barragem de José Boiteux, tem uma capacidade de até 357 milhões de metros cúbicos de água. É a maior barragem do nosso sistema de controle de cheias do Vale do Itajaí.
Uma vistoria técnica realizada por engenheiros da Secretaria de Infraestrutura foi realizada no local. E confirmou a segurança de todas as estruturas que compõem a barragem de José Boiteux, que voltou a ser operada pelo Estado neste ano.
Com o cessar das chuvas, os níveis dos rios em José Boiteux, Ibirama, Apiúna, Ascurra, Indaial e Blumenau continuam em recessão. Situação que deve se manter ao longo dos próximos dias, mesmo com o vertimento da barragem. É possível que o nível do rio em José Boiteux tenha uma pequena elevação, porém não representa qualquer risco de inundação para o município, informa o monitoramento dos rios realizado pela Defesa Civil.