Barragem de José Boiteux passa por limpeza para início de manutenção da Celesc
Intervenção emergencial busca garantir a segurança hídrica e a operação da estrutura

A Barragem Norte, em José Boiteux, começou nesta segunda-feira (28) a receber serviços de limpeza nas tulipas e nas galerias de descarga. A ação pretende viabilizar o início dos trabalhos de manutenção que as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) realizarão.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
A intervenção, definida após uma vistoria técnica realizada em março, apontou a necessidade de remoção de troncos, lixo e outros detritos acumulados. Conforme técnicos da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, os resíduos impediam o escoamento adequado da água. A condição eleva o nível a montante e comprometiam tanto a segurança quanto a execução de manutenções preventivas.
Esses materiais elevam o nível da água a montante, dificultando o escoamento e inviabilizando a execução dos trabalhos. Com a limpeza, o nível tende a baixar, permitindo a atuação com segurança
explicou o engenheiro Alex Sandro de Oliveira.
Ordem de serviço para limpeza e manutenção da Barragem de José Boiteux
Assim, diante da urgência, o governador Jorginho Mello assinou na última quinta-feira (24) uma ordem de serviço no valor de R$ 117 mil para viabilizar a limpeza.
As atividades serão realizadas ao longo desta semana por equipes especializadas. Essa é a primeira etapa de um plano mais amplo de vistoria e reabilitação da estrutura, sob coordenação da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil.
Importância estratégica da barragem para o Vale do Itajaí

O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, destacou a relevância da ação.
Essa é mais uma das nossas iniciativas para garantir o pleno funcionamento da estrutura o quanto antes
afirmou.
Após a limpeza, a equipe técnica da Celesc fará o diagnóstico e a manutenção das comportas da barragem. Os trabalhos incluiem correções em uma das comportas atualmente fechada.
Obras complementares
Além disso, paralelamente à limpeza e manutenção, o Governo do Estado firmou um convênio com a Prefeitura de José Boiteux para a construção de 43 casas destinadas à comunidade indígena local. Considerada a maior do sistema de contenção de cheias do Vale do Itajaí, a Barragem Norte desempenha papel estratégico para a segurança de milhares de moradores da região.