Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de fevereiro de 2024 Rio do Sul
  • REF1_Unimed AV_Banner_Portal_GCD_BannerDesk (1)

Barragem de José Boiteux deve verter nas próximas horas


Por Cristiane Faustino Publicado 13/10/2023 às 11h23
Barragem de José Boiteux deve verter nas próximas horas.
Barragem de José Boiteux deve verter nas próximas horas.

Ao longo desta sexta-feira, 13, pode ocorrer o vertimento da barragem Norte, em José Boiteux. A Defesa Civil de Santa Catarina monitora o nível da estrutura, que atingiu a cota de 96,5% da sua capacidade. Falta apenas cerca de 1 metro para a água retida alcançar o vertedouro. É possível que o nível do rio em José Boiteux tenha uma pequena elevação, porém não representa qualquer risco de inundação para o município.

Em nota, a secretaria informa que o vertimento de barragens é uma operação controlada e monitorada de perto por equipes técnicas. A barragem é projetada para ir esvaziando o excesso de água de seus reservatórios pelo vertedouro. Além disso, o fim das três séries de chuva forte deve fazer a estrutura parar de verter em um curto espaço de tempo.

Processo semelhante já aconteceu nas barragens de Taió e Ituporanga, por conta do volume de chuva das últimas semanas. As duas estruturas seguraram 125% do volume do reservatório, ajudando a reduzir o nível dos rios e os impactos das cheias no Vale do Itajaí.

Uma vistoria técnica realizada por engenheiros da Secretaria de Infraestrutura foi realizada no local e confirmou a segurança de todas as estruturas que compõem a barragem de José Boiteux, que voltou a ser operada pelo Estado neste ano. A Defesa Civil informa ainda que acompanha a situação e trará novas atualizações nas próximas horas. O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Luiz Armando Schroeder Reis, explica a situação das barragens.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store