Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de junho de 2025 Rio do Sul

Barragem de Ituporanga deve estar revitalizada até setembro, afirma Defesa Civil

Barragem de Mirim Doce e Petrolândia devem ser licitadas ainda em 2025


Por GCD Publicado 11/05/2025 às 17h25
barragem-ituporanga
Obra segue em ritmo acelerado e contempla a substituição de comportas, renovação dos dutos e atualização do sistema de operação. Foto: Leo Munhoz/Secom

A barragem de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, deve ter sua revitalização concluída até setembro de 2025, segundo informou o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Mário Hildebrandt. Portanto, a obra segue em ritmo acelerado e contempla a substituição de comportas, renovação dos dutos e atualização do sistema de operação.

? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

As comportas que apresentavam problemas já foram substituídas. Estamos agora concluindo a revitalização da comporta 3 e, na sequência, iniciaremos a intervenção na comporta 2

explicou Hildebrandt.

A estrutura contará com operação remota a partir de Florianópolis, o que deve assim, garantir mais agilidade e segurança no controle dos volumes de água.

Governo prepara licitação para outras barragens no Alto Vale

Além da obra em Ituporanga, o governo estadual prepara a revitalização da barragem de Taió, cuja fase de licitação está em andamento. Conforme Hildebrandt, o processo deve garantir melhorias estruturais importantes para a contenção de cheias na região.

O secretário também anunciou a intenção de lançar, ainda em 2025, os editais para a construção de duas novas estruturas:

  • Barragem de Mirim Doce, que beneficiará os municípios de Taió, Rio do Oeste, Laurentino e Rio do Sul;
  • Barragem de Petrolândia, que atenderá outra região estratégica do Alto Vale.

Barragem de Ituporanga: ações simultâneas buscam reduzir impacto das cheias

As intervenções fazem parte de um conjunto de ações coordenadas pela Defesa Civil de SC para aumentar a capacidade de contenção e escoamento dos rios da bacia do Itajaí.

São várias frentes de trabalho acontecendo ao mesmo tempo. Nosso papel é acompanhar de perto e garantir que as obras saiam do papel e tragam resultados concretos para a população

finalizou Hildebrandt.

Ouça abaixo a fala do secretário Mário Hildebrandt sobre a barragem de Ituporanga:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store