Associação Visite Ituporanga entrega carta com pautas do setor turístico para os candidatos a prefeito
O objetivo dos encontros foi discutir o futuro do turismo no município com foco no desenvolvimento do setor
A Associação Visite Ituporanga (AVI) promoveu reuniões com os candidatos ao cargo de prefeito a fim de discutir propostas e compromissos para o setor de turismo nos próximos quatro anos.
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O objetivo do encontro foi apresentar demandas do setor, visando fortalecer ações já existentes e sugerir novas iniciativas. Empresários integrantes da AVI também participaram, entregando uma carta com demandas do setor.
A reunião com os candidatos Leonardo Kruscinscki da coligação “Ituporanga acima de Tudo”, e Geison Kurtz da coligação “Trabalho e Competência com Humildade”, ocorreram no Clasen Park Hotel.
Propostas de Leonardo Kruscinscki para o turismo em Ituporanga
Leonardo Kruscinscki destacou a importância de divulgar mais os atrativos turísticos locais, em especial no âmbito do turismo religioso. Ele afirmou que Ituporanga tem um grande potencial neste segmento, comparável a poucas cidades em Santa Catarina e no Brasil.
Além disso, entre suas sugestões, está a criação de um site específico com roteiros turísticos, oferecendo opções de locais para visitar e promovendo parcerias entre o poder público e agências de turismo. Seu objetivo é atrair visitantes para o Complexo do Louvor, pousadas e outros pontos turísticos da cidade.
Leonardo também sugeriu a inclusão da imagem da Santa durante a Festa da Cebola, para incentivar a visita ao complexo religioso.
Ele ainda defendeu a necessidade de investir em melhorias estruturais na cidade, como instalação de lixeiras, pintura, construção de calçadas e meios-fios na margem esquerda da cidade. Desse modo, para melhorar a experiência dos visitantes, propôs parcerias com o Senai e o Senac para qualificar a mão de obra local.
Geison Kurtz propõe mais eventos e parcerias para impulsionar o turismo
Geison Kurtz destacou os avanços no setor turístico durante a gestão do atual prefeito, Gervásio Maciel, ressaltando que saíram muitos projetos do papel nesse período. Ele mencionou a importância de dar continuidade a essas iniciativas e sugeriu a realização de mais eventos no município.
Geison propôs a promoção de shows nacionais e eventos religiosos a cada 45 ou 60 dias no Parque da Cebola, visando atrair visitantes e movimentar a economia local.
Entre suas propostas, Geison enfatizou a necessidade de parcerias entre o poder público, a Associação Visite Ituporanga, a CDL, a ACEI e outras entidades. Desse modo, ele também sugeriu que Ituporanga siga o exemplo de cidades turísticas como Gramado, adotando práticas que funcionam em outros municípios.
Avaliação do presidente da Associação Visite Ituporanga
O presidente da Associação Visite Ituporanga, Ricardo Clasen, avaliou positivamente os encontros com os candidatos. Por fim, de acordo com ele, o diálogo com os futuros gestores é essencial para garantir o apoio necessário ao desenvolvimento do turismo no município.
Esses dois encontros, tanto com o candidato Léo como o candidato Jason, foram muito proveitosos. A gente teve dois dias com uma conversa bem ampla, em vários sentidos, tanto da questão dos eventos em Ituporanga, tanto da questão do turismo religioso, da questão do turismo rural, vamos dizer que são as principais vertentes no estado, dentro do município. Até porque há muito tempo em Ituporanga a gente ficou pensando qual que seria a identidade do município de Ituporanga na área do turismo. E há muito tempo, vamos dizer assim, a gente caiu com esse pensamento, né? A gente pensa na questão do turismo rural, a questão do turismo e aventura, mas depois da instalação do complexo, Nossa Senhora de Luz do Louvor, se destacou o turismo na questão da religiosidade como o principal atrativo turístico para o município que tem o potencial de atrair todos os estilos de grupos, né? Tanto a questão de família, grupo da terceira idade, jovens, então… A questão da religião, ela atrai todo o tipo de visitante para o município de Ituporanga. Até porque Ituporanga não é só também o complexo, a gente tem a Gruta Nacional de Lourdes, tem a Catedral, tem o seminário, então… A gente já tinha uma identidade com a questão do turismo religioso, a gente só acabou incrementando mais nesses últimos anos e também acabou fazendo com que a coisa se torne um pouco mais profissional. A gente criou a Associação Visite Ituporanga aqui no município, trouxe essa fala com os candidatos para o que eles estão pensando para os próximos quatro anos. O que a gente vê, quais são as principais prioridades para o município para ele continuar nessa crescente, porque hoje a gente vê que Ituporanga se destaca na questão do turismo, não só aqui na região. No Brasil, as pessoas já estão vendo que Ituporanga tem algo de diferente na questão do turismo. Mas para ele se tornar uma realidade, a própria associação Visite Ituporanga vai precisar ter um apoio muito grande da Prefeitura Municipal na questão da divulgação dos roteiros existentes aqui através do site, o site Visite Ituporanga, eu acho que já é a primeira grande demanda. A continuação da parceria com o Sebrae, ela é fundamental, tanto na capacitação, na questão do marketing, da divulgação do município. Então essa parceria não só com o Sebrae, né? O próprio SENAC, SENAR, essas capacitações, elas são fundamentais para o município também ter esse avanço. E a questão dos eventos, né? Acho que a partir do momento que se cria eventos em Ituporanga, tem movimentação, tem pessoas saindo de outros municípios e gastando dinheiro aqui na cidade, deixando dinheiro em Ituporanga. E tanto na questão da alimentação, de comprar um produto colonial que é produzido aqui. Então assim, a gente também está com esse trabalho de alguns eventos no município utilizando o próprio complexo, utilizando o Parque da Cebola, utilizando qualquer outra estrutura, porém que vá movimentar a economia local. Então o turismo é isso, ele faz o movimento, faz com que a economia local movimente, faz com que mais pessoas ganhem o dinheiro no próprio município. A associação se criou alguns meses atrás, a gente ainda não abriu para sócios. Hoje são 10 sócios fundadores que fazem parte da associação Visite Ituporanga, mas nos próximos meses a gente vai fazer uma ação de marketing, divulgação, onde a gente vai atrair todas as empresas que têm alguma ligação com o turismo, desde restaurante, hotel, que trabalham com alguma atividade na área de turismo, algum produto colonial. Todo segmento que faça com que tenha alguma ligação com o turista vai poder se tornar sócio. Então esse seria o caminho para fazer com que a associação cada vez se torne maior e que se tenha mais relevância dentro do município
disse Ricardo Clasen.
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