Associação do Câncer de Ituporanga celebra 16 anos com programação especial
Programação da Associação do Câncer de Ituporanga será sábado (21), domingo (22) e segunda-feira (22), com missa, culto e palestra
A Associação Beneficente de Apoio aos Portadores de Câncer Maria Adélia de Ituporanga (ABAPCMAI) celebra 16 anos de atuação em setembro, e uma programação especial marcará a data neste sábado (21), domingo (22) e segunda-feira (23). As atividades incluem missas, cultos e uma palestra sobre prevenção do câncer, com o objetivo de conscientizar e ajudar a comunidade.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
A Associação do Câncer foi fundada por Maria Adélia, que enfrentou a doença há 24 anos. Ela decidiu criar um espaço de apoio para pessoas em tratamento ou que perderam entes queridos para a doença.
Depois de dois anos da primeira cirurgia, deu a recidiva no mesmo local. Precisava ser retirado a mama. Fui com minha filha para São Paulo, onde fiz tratamento, lá na Santa Casa. Fiquei seis meses, indo e vindo. E lá eu vi como nós éramos bem tratadas, com muito carinho, muita atenção. Não tinha, assim de dizer, ao mais pobre, o mais rico, que vai ser tratado diferente. O tratamento e o medicamento era tudo igual. Então, pensando o que eu podia fazer para ajudar essas pessoas? Aí, vindo para casa, minha filha ainda dizia assim ‘ô mãe, faça alguma coisa para ajudar. Porque tu viu como tu foi bem tratada, como te ajudaram. Até comida na boca ela te dava’.
disse Maria Adélia, que fundou a associação após enfrentar um câncer de mama.
Maria Adélia relembra que a associação começou com apenas quatro pessoas, em reuniões realizadas em sua casa. Com o crescimento do grupo, o pároco Frei João Maria ofereceu uma sala, e assim a entidade ganhou espaço e formou uma diretoria.
Hoje, a fundadora ainda sonha com uma sede própria para a instituição, que já conta com o apoio de muitos voluntários. Um dos primeiros benfeitores, Valdemar Wagner, doou R$ 1.000 para ajudar nos primeiros passos da associação, e até hoje as doações e contribuições continuam sendo fundamentais para as atividades.
Bazar ajuda a associação
De acordo com a presidente da Associação do Câncer de Ituporanga, Aracy Santos Sens, o bazar de roupas, localizado na Rua Major Generoso, 68, em frente ao antigo cartório eleitoral, é a principal fonte de recursos para auxiliar pessoas com câncer.
No entanto, no segundo sábado de novembro, a entidade também realizará um pedágio beneficente para arrecadar mais fundos.
A associação passou por diversas diretorias, que sempre primaram para o seu desenvolvimento. Muito foi conquistado, nesses 16 anos, por todos e todas as voluntárias que fizeram e participaram do seu sucesso. Hoje estou na presidência dessa instituição, que possui um bazar muito bem organizado, com roupas para todas as pessoas, desde infantil, jovem e adulto. E é esse bazar, brechó, que nos dá suporte financeiro para ajudar as pessoas que possuem câncer. Ajudamos com remédios, claro, mediante receitas. Exames quando não conseguem a tempo na Secretaria de Saúde. Fraldas, alimentos especiais, perucas, drenagem linfática com uma luva própria para quem teve câncer de mama. Também fazemos visitas a cada 15 dias às pessoas que possuem câncer para conversar, dar-lhes apoio, carinho.
comentou Aracy Santos Sens, presidente da associação.
LEIA TAMBÉM:
Programação comemorativa
A programação comemorativa começa no sábado, às 19h, com uma missa em Ação de Graças na Igreja Matriz Santo Estêvão.
Além disso, no domingo, às 19h30, haverá um culto na Igreja Evangélica de Confissão Luterana, no bairro Gabiroba.
Por fim, na segunda-feira, às 19h, será realizada uma palestra no salão da Igreja Matriz sobre prevenção e cuidados com o câncer para homens e mulheres, ministrada pela dra. Natiéli Stock, aberta a toda a comunidade.
Ouça a reportagem completa: