Após enxurrada Chapadão do Lageado deve decretar situação de emergência

Com um pouco mais de três mil habitantes, o pequeno município de Chapadão do Lageado foi atingido por um forte temporal na tarde deste domingo, 28.
Segundo o prefeito, Abel da Silva, choveu cerca de 120 milímetros e a água no centro de Chapadão do Lageado atingiu a marca de 80 centímetros, pegando toda a população de surpresa. “Entrou água na maioria das casas no centro, foi uma bomba d ‘água. Assim, ninguém esperava, pelo tamanho do rio que tem no nosso município. Na garagem da prefeitura entrou 60 centímetros de água, teve uma perca grande de muitas peças. A água entrou em vários carros da prefeitura, o prejuízo é bem grande. Arrancar ponte, bueiro, entupir bueiro, isso a gente já está acostumado, mas enchente no centro da cidade, isso nunca tinha acontecido”, relata.
O município segue contabilizando os danos. Prédios públicos, residências, pontes e estradas foram afetadas, além dos prejuízos na agricultura, como ressalta o prefeito. “O estrago foi muito grande para os agricultores, para a prefeitura que tem que arrumar as pontes, não tem mais passagem em vários lugares, os agricultores e nós estamos arrumando. Além disso, tem o prejuízo nas lavouras, muita terra foi embora, os agricultores tinham tirado fumo e cebola e preparado a terra para grão. Assim, foi prejuízo muito enorme para os agricultores”, enfatiza.
Em Chapadão do Lageado os pontos mais castigados foram as comunidades Alto Rio Saltinho, Rio Saltinho e o Centro. Ainda segundo Abel, o município está estudando decretar situação de emergência, para obter recursos. “Vamos decretar estado de emergência, os nossos secretários estão batendo foto, além disso, percorrendo todo o município e ainda vamos divulgar. Portanto, para também proteger os agricultores, que a perca foi muito grande na agricultura”, finaliza.