Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de julho de 2025 Rio do Sul

Após enxurrada Chapadão do Lageado deve decretar situação de emergência


Por Cristiane Faustino Publicado 29/01/2024 às 16h17
Após enxurrada Chapadão do Lageado deve decretar situação de emergência
Foto: Redes Sociais

Com um pouco mais de três mil habitantes, o pequeno município de Chapadão do Lageado foi atingido por um forte temporal na tarde deste domingo, 28.

Segundo o prefeito, Abel da Silva, choveu cerca de 120 milímetros e a água no centro de Chapadão do Lageado atingiu a marca de 80 centímetros, pegando toda a população de surpresa. “Entrou água na maioria das casas no centro, foi uma bomba d ‘água. Assim, ninguém esperava, pelo tamanho do rio que tem no nosso município. Na garagem da prefeitura entrou 60 centímetros de água, teve uma perca grande de muitas peças. A água entrou em vários carros da prefeitura, o prejuízo é bem grande. Arrancar ponte, bueiro, entupir bueiro, isso a gente já está acostumado, mas enchente no centro da cidade, isso nunca tinha acontecido”, relata.

O município segue contabilizando os danos. Prédios públicos, residências, pontes e estradas foram afetadas, além dos prejuízos na agricultura, como ressalta o prefeito. “O estrago foi muito grande para os agricultores, para a prefeitura que tem que arrumar as pontes, não tem mais passagem em vários lugares, os agricultores e nós estamos arrumando. Além disso, tem o prejuízo nas lavouras, muita terra foi embora, os agricultores tinham tirado fumo e cebola e preparado a terra para grão. Assim, foi prejuízo muito enorme para os agricultores”, enfatiza.

Em Chapadão do Lageado os pontos mais castigados foram as comunidades Alto Rio Saltinho, Rio Saltinho e o Centro. Ainda segundo Abel, o município está estudando decretar situação de emergência, para obter recursos. “Vamos decretar estado de emergência, os nossos secretários estão batendo foto, além disso, percorrendo todo o município e ainda vamos divulgar. Portanto, para também proteger os agricultores, que a perca foi muito grande na agricultura”, finaliza.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store