Após 15 dias, município de Laurentino ainda sofre com o alto nível do rio
A cidade de Laurentino, já está a 15 dias enfrentando uma forte enchente devido ao grande volume de chuva que caiu no Alto Vale nos últimos dias. São 211 pessoas divididas em três abrigos e mais de 1.000 desalojados. Com o alto nível do rio, o trabalho da prefeitura e da defesa civil é conseguir atender a toda demanda, e alinhar ações de retomada das atividades.
O Prefeito Marcelo Rocha, faz um apelo à comunidade, e explica que a prioridade no momento é cadastrar as pessoas que não estão nos abrigos. “Todas as pessoas que entraram nos abrigos já foram cadastradas. A nossa dificuldade ainda é aquelas pessoas que não foram afetadas diretamente pelas cheias, mas continuam ilhadas. Então essas pessoas têm que entrar em contato com a Defesa Civil e com os núcleos. Nós temos duas centrais, temos uma aqui na Secretaria de Educação, na margem direita, e a outra na margem esquerda, na Escola Municipal Honorata Stédille. Assim conseguimos fazer a entrega dos kits”, afirma.
De acordo com o prefeito é uma longa e que mexe com o emocional da população. “A água vai terminando, os alimentos estão terminando, o emocional das pessoas vai se alterando, que também é uma preocupação para nós. Nós não orientamos ninguém a voltar para suas residências ou para os comércios ainda. A orientação agora é fazer a limpeza, sim, mas a princípio não autorizamos ninguém a voltar. Nós precisamos voltar para oito metros para aí, sim, a gente poder ter o acesso dentro de todo o nosso município”, relata.