Amavi realiza seminário de políticas públicas de saúde animal
A Amavi realiza seminário de políticas públicas de saúde e bem-estar animal, nesta quarta-feira, 20, em Rio do Oeste. O evento deve contar com a presença de médicos veterinários e profissionais de áreas afins. O seminário tem como objetivo discutir e alinhar políticas públicas nos 28 municípios do Alto Vale, tendo em vista as obrigações e ações previstas na legislação.
De acordo com a coordenadora do programa do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), Nicole Bueno Kercher Nobre, a Amavi realiza seminário que vai debater diversos temas. “A nossa proposta é realmente debater as políticas públicas em favor dos animais, destacando as questões envolvidas em guarda responsável. Controle reprodutivo, fiscalização e principalmente quem denunciar quando percebemos casos de abandono ou maus-tratos. Além disso vamos reunir especialistas da área de bem-estar, junto com o papel do Ministério Público e até mesmo da Polícia Civil. nesses casos”, conta.
O evento é aberto ao público, mas tem como principal alvo médicos veterinários do Alto Vale, prefeitos, secretários da Agricultura e Saúde. Como também a Vigilância Sanitária e os Produtores dos Animais.
Nicole reforça a necessidade de alinhar ações específicas de acordo com a realidade do município. “Justamente para a gente discutir e alinhar os objetivos dos 28 municípios do nosso Alto Vale. Porque eu diria que cada município a gente está lidando com essas situações muito individualmente. Quem sabe se todos nós, através da Amara, através do consórcio, a gente se unisse, ficaria mais fácil de lidar com essas questões”, relata. O encontro acontece durante todo o dia, na Câmara de Vereadores de Rio do Oeste.