Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de julho de 2025 Rio do Sul

Amavi debate Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos


Por Cristiane Faustino Publicado 05/09/2023 às 15h05 Atualizado 14/02/2024 às 22h46

Foto: Micael Lima/GCD

Nesta segunda-feira (04), o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos foi debatido com representantes dos 28 municípios do Alto Vale. Na reunião na Associação dos Municípios do Alto Vale (Amavi) também foi apresentada a nova plataforma que irá reunir as informações sobre o tema.

De acordo com Sandra Petry, gerente de meio ambiente do CisAmavi, a gestão integrada permite reduzir os custos sobre a operação dos materiais recicláveis e rejeitos. “Ao longo de 2023 buscamos nos aprofundar no assunto e fazer a atualização desse plano. Levantamento da atuação na coleta, destino, transporte final dos resíduos sólidos e o diagnóstico desses municípios. Assim, poderemos ter redução de custos, na geração desses materiais e dar o destino correto, tanto para materiais recicláveis, tanto para o material do rejeito”, conta.

Outra pauta debatida foi o planejamento para o uso do Parque de Resíduos Sólidos do Alto Vale que aguarda processo de licitação para contratação dos serviços que vão viabilizar o funcionamento do local. “Com um prognóstico e a partir do momento que ele for efetivado, funcionando através do consórcio, vamos trazê-lo para o Plano de Gestão Integrada. Temos um longo caminho ate conseguir executa-lo, porém, ele sim é o foco também dentro do Colegiado de Resíduos Sólidos”, relata.

Ainda na reunião foi apresentada a nova plataforma digital elaborada pela Amavi, onde serão registradas pelos municípios as informações sobre a gestão dos resíduos sólidos. “Vamos ter um banco de dados junto a Amavi e do consórcio, e é essencial para saber o que está acontecendo na nossa região como um todo e formar parcerias futuramente para reduzir custos. A plataforma não terá nenhum custo”, finaliza a gerente de meio ambiente do CisAmavi

 

 

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store