Amavi auxilia na elaboração de projetos na Lei Aldir Blanc
Amavi auxilia na elaboração de projetos na Lei Aldir Blanc. As inscrições seguem até 11 de dezembro e dúvidas dos moradores dos 28 municípios do Alto Vale podem ser sanadas com a Amavi, no e-mail e WhatsApp.
As inscrições de projetos culturais na Lei Aldir Blanc, Política Nacional Permanente de Fomento à Cultura, são voltados para ações da área da cultura. São liberados R$3 bilhões para estados e municípios, com oriundos em sua maioria, do Fundo Nacional de Cultura.
As inscrições podem ser feitas no site transferegov, conforme explica o assistente cultural da Amavi, Pablo Rodrigues Dobke. “Ela vem concomitante à Lei Paulo Gustavo, que antes, no período da pandemia, eram políticas emergenciais e hoje elas são políticas permanentes de fomento à cultura. Os municípios que já possuem seus planos de ação podem se inscrever, digamos assim, solicitar os recursos através da página transferegov do Governo Federal. Existem os sites do Governo Federal que podem auxiliar. E também, uma página especial para a lei onde existe uma cartilha que tem todos os primeiros passos. Primeiro, da aquisição desse recurso, do pedido desse recurso, e depois para a confecção dos editais”, explica.
O assistente cultural reforça ainda que a Lei Aldir Blanc é bem mais ampla do que a Paulo Gustavo. “Porque a lei Paulo Gustavo, dependendo de algumas ocasiões, não pode ser comprados materiais. Já Lei Aldir Blanc pode ser comprados, então ela investe, ela auxilia. Tanto pessoas que fazem de cultura, no sentido da produção, pós-produção, própria remuneração, contratação de outros serviços, organização de cursos, capacitações. Por fim, uma infinidade de projetos que podem ser acessados”, conta.
Municípios que tiverem dúvidas de como se inscrever na Lei Aldir Blanc podem entrar em contato com a Amavi no e-mail: cultura@amavi.org.br ou no WhatsApp (47) 3531-4208.