Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de junho de 2025 Rio do Sul

Alunos da rede municipal de Pouso Redondo participam de projetos

Convênio entre a secretaria de educação de Pouso Redondo e o Sesi/Senai garante o acesso a aulas com o uso de tecnologias e ferramentas digitais.


Por Cristiane Faustino Publicado 21/09/2023 às 10h23
Alunos da rede municipal de Pouso Redondo participam de projeto
Foto: Divulgação Sesi/SC

Alunos da rede municipal de Pouso Redondo participam de projetos Oficina Maker e Iniciação Profissional. Em um mundo cada vez mais conectado, os sistemas convencionais de aprendizagem já não são suficientes. Com isso, outros meios estão sendo implantados na educação. Exemplo disso é que Pouso Redondo, em parceria Sesi/Senai, oferta aos alunos do 5º ano o Projeto Oficina Maker e aos alunos do 9º o Projeto de Iniciação Profissional.

As iniciativas visam uma educação fundamentada no estímulo à autonomia, à colaboração, à inteligência emocional e ao pensamento crítico dos estudantes. O prefeito, Rafael Neitzke Tambosi, explica como funciona o convênio. “Os alunos da rede municipal de Pouso Redondo aprendem noções de programação, linguagem do software que é em inglês. Então, estimula também o aprendizado da língua inglesa e, além disso, tudo desperta a criatividade das crianças, o trabalho em equipe, que são grupos que os alunos montam para fazer essas atividades. Portanto, é um trabalho que o município iniciou neste ano e que a gente está muito feliz com os resultados”, conta.

Estimulo através de outras formas de ensino

Rafael ainda destaca a importância de estimular os estudantes através de outras formas de ensino. “A importância é estimular as crianças a ter uma oportunidade diferenciada do cronograma da educação tradicional. Então, é um trabalho pedagógico porque a gente está hoje em um mundo onde o digital está muito presente Além disso, é importante a gente também se atualizar na forma de ensinar as nossas crianças e jovens”, relata.

De acordo com a secretária de educação, Elizabeth Aparecida Oliveira Ribeiro, os resultados no aprendizado com o projeto já são sentidos dentro da sala de aula pelos professores. “O maior benefício, o objetivo que eu diria da educação do nosso município é melhorar a qualidade. Então, através dessas oficinas de Maker e iniciação profissional, eles desenvolvem as habilidades, oportunizam novos conhecimentos”, enfatiza. Por fim, o município pretende expandir o projeto nos próximos anos.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store