Alunos da rede municipal de Pouso Redondo participam de projetos
Convênio entre a secretaria de educação de Pouso Redondo e o Sesi/Senai garante o acesso a aulas com o uso de tecnologias e ferramentas digitais.
Alunos da rede municipal de Pouso Redondo participam de projetos Oficina Maker e Iniciação Profissional. Em um mundo cada vez mais conectado, os sistemas convencionais de aprendizagem já não são suficientes. Com isso, outros meios estão sendo implantados na educação. Exemplo disso é que Pouso Redondo, em parceria Sesi/Senai, oferta aos alunos do 5º ano o Projeto Oficina Maker e aos alunos do 9º o Projeto de Iniciação Profissional.
As iniciativas visam uma educação fundamentada no estímulo à autonomia, à colaboração, à inteligência emocional e ao pensamento crítico dos estudantes. O prefeito, Rafael Neitzke Tambosi, explica como funciona o convênio. “Os alunos da rede municipal de Pouso Redondo aprendem noções de programação, linguagem do software que é em inglês. Então, estimula também o aprendizado da língua inglesa e, além disso, tudo desperta a criatividade das crianças, o trabalho em equipe, que são grupos que os alunos montam para fazer essas atividades. Portanto, é um trabalho que o município iniciou neste ano e que a gente está muito feliz com os resultados”, conta.
Estimulo através de outras formas de ensino
Rafael ainda destaca a importância de estimular os estudantes através de outras formas de ensino. “A importância é estimular as crianças a ter uma oportunidade diferenciada do cronograma da educação tradicional. Então, é um trabalho pedagógico porque a gente está hoje em um mundo onde o digital está muito presente Além disso, é importante a gente também se atualizar na forma de ensinar as nossas crianças e jovens”, relata.
De acordo com a secretária de educação, Elizabeth Aparecida Oliveira Ribeiro, os resultados no aprendizado com o projeto já são sentidos dentro da sala de aula pelos professores. “O maior benefício, o objetivo que eu diria da educação do nosso município é melhorar a qualidade. Então, através dessas oficinas de Maker e iniciação profissional, eles desenvolvem as habilidades, oportunizam novos conhecimentos”, enfatiza. Por fim, o município pretende expandir o projeto nos próximos anos.