Alto Vale possui dez municípios que apresentam focos de Aedes aegypti

Foi divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) o primeiro informe sobre as arboviroses em Santa Catarina de 2024. Os dados ligam um sinal de alerta para o reforço das ações de prevenção à dengue, chikungunya e zika vírus. O Alto Vale do Itajaí possui dez municípios que apresentam focos de Aedes aegypti.
A bióloga da Gerência Regional de Saúde de Rio do Sul, Leoiza Coelho, destaca que dentre os municípios, Trombudo Central já se encontra com a localidade do centro infestada. “Vou estar citando quais são as cidades, Ibirama, Pouso Redondo, Atalanta, Braço do Trombudo, Agronômica, José Boiteux, Rio do Oeste, Trombudo Central, Taió e Presidente Getúlio. Trombudo Central é um município que está com a localidade do centro infestada. Existe a possibilidade de mais localidades também se tornar infestada. Pouso Redondo é outro município que tem também mais que uma localidade infestada. Se a população não abraçar a causa, não nos auxiliar a probabilidade é que o município se torne inteiro infestado pelo Aedes aegypti”, conta.
Como prevenir
Já Santa Catarina possui 2.052 casos prováveis de dengue em 79 municípios. Já em relação a chikungunya, o estado tem 17 casos prováveis e um caso provável de zika. Leoiza ressalta as principais medidas de prevenção. “Pode ser piscina, porque nós estamos passando por um momento de extremo calor. Então, ter todo o cuidado e manutenção com as piscinas, porque ali pode ser um criadouro. Não deixar lixo exposto. A questão de entulho, até mesmo do potinho do pet. Evite água parada, desde matéria orgânica, como folhas e ter todo o cuidado com a limpeza”, relata.
Normalmente, a primeira manifestação da dengue é febre alta, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Dor abdominal intensa e vômitos persistentes já são sinais de agravamento da doença. A bióloga ainda comenta a importância de se manter hidratado. “Então, é de extrema importância que esse paciente se mantenha hidratado. Mas a hidratação se dá exclusivamente para a água. Não é hidratado de beber refrigerante, por exemplo. Utilizar repelente, principalmente se você for um paciente que viajou para algum lugar e trouxe a dengue de forma importada. Ou, se você vai viajar para a área endêmica já no estado, utilize repelente. E utilize também os mosquiteiros, que era algo utilizado antigamente, mas hoje é de extrema valia”, finaliza.