Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de junho de 2025 Rio do Sul

Alto Vale possui dez municípios que apresentam focos de Aedes aegypti


Por Cristiane Faustino Publicado 19/01/2024 às 15h46
Alto Vale possui dez municípios que apresentam focos de Aedes aegypti
Foto: Genilton Vieira

Foi divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) o primeiro informe sobre as arboviroses em Santa Catarina de 2024. Os dados ligam um sinal de alerta para o reforço das ações de prevenção à dengue, chikungunya e zika vírus. O Alto Vale do Itajaí possui dez municípios que apresentam focos de Aedes aegypti.

A bióloga da Gerência Regional de Saúde de Rio do Sul, Leoiza Coelho, destaca que dentre os municípios, Trombudo Central já se encontra com a localidade do centro infestada. “Vou estar citando quais são as cidades, Ibirama, Pouso Redondo, Atalanta, Braço do Trombudo, Agronômica, José Boiteux, Rio do Oeste, Trombudo Central, Taió e Presidente Getúlio. Trombudo Central é um município que está com a localidade do centro infestada. Existe a possibilidade de mais localidades também se tornar infestada. Pouso Redondo é outro município que tem também mais que uma localidade infestada. Se a população não abraçar a causa, não nos auxiliar a probabilidade é que o município se torne inteiro infestado pelo Aedes aegypti”, conta.

Como prevenir

Já Santa Catarina possui 2.052 casos prováveis de dengue em 79 municípios. Já em relação a chikungunya, o estado tem 17 casos prováveis e um caso provável de zika. Leoiza ressalta as principais medidas de prevenção. “Pode ser piscina, porque nós estamos passando por um momento de extremo calor. Então, ter todo o cuidado e manutenção com as piscinas, porque ali pode ser um criadouro. Não deixar lixo exposto. A questão de entulho, até mesmo do potinho do pet. Evite água parada, desde matéria orgânica, como folhas e ter todo o cuidado com a limpeza”, relata.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é febre alta, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Dor abdominal intensa e vômitos persistentes já são sinais de agravamento da doença. A bióloga ainda comenta a importância de se manter hidratado. “Então, é de extrema importância que esse paciente se mantenha hidratado. Mas a hidratação se dá exclusivamente para a água. Não é hidratado de beber refrigerante, por exemplo. Utilizar repelente, principalmente se você for um paciente que viajou para algum lugar e trouxe a dengue de forma importada. Ou, se você vai viajar para a área endêmica já no estado, utilize repelente. E utilize também os mosquiteiros, que era algo utilizado antigamente, mas hoje é de extrema valia”, finaliza.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store