Agronômica vai decretar Calamidade Pública por perdas na agricultura
Embora ainda trabalhe no levantamento de perdas provocadas pela enchente, Agronômica vai decretar Estado de Calamidade Pública. Na agricultura, o prefeito, Cesar Cunha, estima perda significativa nas culturas de trigo e arroz.
De acordo com o prefeito o arroz apodreceu, pois estava muito pequeno e não tem recuperação. “O problema maior ainda da rizicultura é que não temos semente para plantar tudo novamente. Além do agricultor perder os insumos que colocou, ainda tem a dificuldade de conseguir semente, preparar terra novamente e tudo isso é um custo muito enorme”, relata. Além disso, segundo ele, os agricultores da cebola e fumo também tiveram perdas.
O gestor municipal esteve em Brasília onde se reuniu com o secretário nacional da Defesa Civil, Wolnei Barreiros. Neste encontro, ele afirma que solicitou recursos para obras de infraestrutura e reconstrução de casas. “Fizemos relatórios com todos os dados, fotografias e tudo foi encaminhado. A partir disso, conseguimos agora também solicitar esses recursos. Já fizemos algumas solicitações, estamos agora fazendo mais relatos com outros orçamentos para poder encaminhar também e solicitar recursos. Temos muitas casas e problema de desmoronamento de estradas, de terrenos e rachaduras em casas. Tudo isso nós vamos planejar, vamos buscar agora”, enfatiza. O comércio e indústria da cidade também tiveram prejuízos.