Agricultor de Aurora lança campanha: “Cebola é Tudo Igual! Se Vende por Quilo e não por Tamanho”
Lucinei Schoten, popular Lula das Lidas, quer através do movimento, mudar a forma de comercialização e valorizar o trabalho dos agricultores
O agricultor Lucinei Schotten, conhecido como Lula das Lidas, morador de Nova Itália, em Aurora, lançou nesta semana a campanha A ideia central da campanha “Cebola é Tudo Igual! Se Vende por Quilo e não por Tamanho” é garantir uma remuneração justa. O movimento visa mudar o modelo de comercialização da cebola, que remunera os produtores de acordo com o tamanho da hortaliça.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Este é o primeiro ano em que Lula planta cebola de forma autônoma, mas ele já possui experiência com o cultivo, incluindo fumo. A ideia central da campanha “Cebola é Tudo Igual! Se Vende por Quilo e não por Tamanho” é garantir uma remuneração justa. O agricultor acredita que pagar os produtores com base no tamanho da hortaliça é injusto.
Tenho amigos e parentes que enviam 15 toneladas de cebola para o depósito, mas recebem por 10, porque as máquinas classificam em caixas de diferentes tamanhos. Quero mudar esse cenário no Sul do Brasil
afirmou Lula.
Busca por remuneração justa
Segundo Lula, o consumidor final não percebe essa diferenciação. A cebola, após colhida, tem o talo cortado. Assim, os agricultores colocam a produção em sacos e, quando não estocada, enviam ao depósito (cerealista) para a venda. Depois, a hortaliça é separada por tamanhos, onde as caixas vão de 1 a 5.
Apesar de o quilo da caixa 3 ser vendido a um preço cheio, as caixas menores, como as de tamanho 1 e 2, têm valor reduzido, chegando a 50% do preço original. Ele destaca que a caixa 2, com cebolas de cerca de 5,5 centímetros, é uma das mais consumidas, mas o agricultor não recebe o valor integral do quilo.
Lula ressalta que a campanha não tem o objetivo de prejudicar cerealistas ou compradores. A iniciativa visa melhor a remuneração dos agricultores. Para dar visibilidade ao movimento, ele sugere o uso de adesivos em veículos e máquinas agrícolas.
Além disso, busca apoio político e afirma já contar com o suporte de prefeitos dos municípios de Aurora e Ituporanga. Lula acredita que, com a adesão de produtores e apoio político, será possível pressionar por mudanças no sistema de comercialização, promovendo maior valorização para os agricultores.
- Máquinas agrícolas para a cultura da cebola desenvolvidas em Ituporanga ganham mercado internacional
Preço da cebola
De acordo com informações repassadas por algumas cerealistas que já iniciaram a compra de cebola, atualmente, o preço médio da cebola pago ao produtor na região de Ituporanga é de R$1,00, valor bem inferior ao mesmo período das últimas duas safras. A campanha cebola é tudo igual visa melhorar esse cenário.
Para cobrir os custos de produção, os agricultores esperam um mínimo de R$1,50 kg. A oferta alta em outros estados é responsável pelo baixo valor pago em Ituporanga e microrregião da cebola.
Ouça a entrevista completa abaixo: