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13 de dezembro de 2024 Rio do Sul
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Agricultor de Aurora lança campanha: “Cebola é Tudo Igual! Se Vende por Quilo e não por Tamanho”

Lucinei Schoten, popular Lula das Lidas, quer através do movimento, mudar a forma de comercialização e valorizar o trabalho dos agricultores


Por GCD Publicado 25/11/2024 às 17h27
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Lula das Lidas busca, com sua campanha, uma remuneração mais justa para os agricultores. Foto: Divulgação/Redes Sociais

O agricultor Lucinei Schotten, conhecido como Lula das Lidas, morador de Nova Itália, em Aurora, lançou nesta semana a campanha A ideia central da campanha “Cebola é Tudo Igual! Se Vende por Quilo e não por Tamanho” é garantir uma remuneração justa. O movimento visa mudar o modelo de comercialização da cebola, que remunera os produtores de acordo com o tamanho da hortaliça.

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Este é o primeiro ano em que Lula planta cebola de forma autônoma, mas ele já possui experiência com o cultivo, incluindo fumo. A ideia central da campanha “Cebola é Tudo Igual! Se Vende por Quilo e não por Tamanho” é garantir uma remuneração justa. O agricultor acredita que pagar os produtores com base no tamanho da hortaliça é injusto.

Tenho amigos e parentes que enviam 15 toneladas de cebola para o depósito, mas recebem por 10, porque as máquinas classificam em caixas de diferentes tamanhos. Quero mudar esse cenário no Sul do Brasil

afirmou Lula.

Busca por remuneração justa

Segundo Lula, o consumidor final não percebe essa diferenciação. A cebola, após colhida, tem o talo cortado. Assim, os agricultores colocam a produção em sacos e, quando não estocada, enviam ao depósito (cerealista) para a venda.  Depois, a hortaliça é separada por tamanhos, onde as caixas vão de 1 a 5. 

Apesar de o quilo da caixa 3 ser vendido a um preço cheio, as caixas menores, como as de tamanho 1 e 2, têm valor reduzido, chegando a 50% do preço original. Ele destaca que a caixa 2, com cebolas de cerca de 5,5 centímetros, é uma das mais consumidas, mas o agricultor não recebe o valor integral do quilo.

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Lula busca adesão de produtores e apoio político, para que o sistema de comercialização desenvolva mudanças significativas. Foto: Berta Thiesen/Redação GCD

Lula ressalta que a campanha não tem o objetivo de prejudicar cerealistas ou compradores. A iniciativa visa melhor a remuneração dos agricultores. Para dar visibilidade ao movimento, ele sugere o uso de adesivos em veículos e máquinas agrícolas.

Além disso, busca apoio político e afirma já contar com o suporte de prefeitos dos municípios de Aurora e Ituporanga. Lula acredita que, com a adesão de produtores e apoio político, será possível pressionar por mudanças no sistema de comercialização, promovendo maior valorização para os agricultores.

Preço da cebola

De acordo com informações repassadas por algumas cerealistas que já iniciaram a compra de cebola, atualmente, o preço médio da cebola pago ao produtor na região de Ituporanga é de R$1,00, valor bem inferior ao mesmo período das últimas duas safras. A campanha cebola é tudo igual visa melhorar esse cenário.

Para cobrir os custos de produção, os agricultores esperam um mínimo de R$1,50 kg. A oferta alta em outros estados é responsável pelo baixo valor pago em Ituporanga e microrregião da cebola.

Ouça a entrevista completa abaixo:

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