Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de junho de 2025 Rio do Sul

Aeroporto Regional poderá receber voos regulares a partir deste ano


Por Giulia Bibow Publicado 04/01/2024 às 16h03
Aeroporto Regional poderá receber voos regulares a partir deste ano
Foto: Prefeitura de Rio do Sul

O Aeroporto Regional Helmuth Baumgarten desempenha um papel fundamental para a região do Alto Vale do Itajaí.  Além de voos particulares, o local também serviu para resgates aéreos e transporte de órgãos. Para este ano a expectativa é que voos regulares sejam realizados pelo Aeroporto.

Somente no mês de dezembro de 2023, foram 328 operações com 965 pessoas circulando dentro do espaço. Segundo o diretor do Aeroporto, Teodoro Luis da Silva, com a autorização do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) será solicitado voos regulares. 

“Nós já estamos vendo isso, até porque é um aeroporto público, as pessoas podem vir aqui verificar, nosso aeroporto regional é de todo o Alto Vale. Muitas aeronaves não são só de Rio do Sul e nem de Lontras, tem empresas de outros municípios aqui. E favorece muito a circulação das pessoas e também esse grande problema que nós temos com a 470. Assim, muitas aeronaves fazem esse tipo de translado de pessoas”, ressalta.

Teodoro ressalta que a parceria com todos os municípios possibilita colocar o Aeroporto Regional dentro da fase de construção e reconstrução. Para que assim, possa realizar o cercamento e a drenagem do Aeroporto. 

“Está previsto para começar em fevereiro, início de março, toda essa fase, até por questão de segurança, nós tivemos a inspeção da ANAC aqui e eles solicitaram esse cercamento padrão aqui, que tem em todos os aeródromos do Brasil. E também a drenagem que faz falta aqui. Então esse convênio que nós temos com o Estado, os municípios, vai favorecer muito o progresso, o engrandecimento do nosso aeroporto regional”, comenta Teodoro.

Novidades para 2024

Entre os desafios para 2024, o diretor destaca a vinda de uma empresa aérea para operar dentro do Aeroporto. “O que necessitamos do aeroporto, não é um local somente de aeronaves particulares. Nós teremos uma empresa aérea operando esse ano ainda. Então, estamos buscando isso, possivelmente agora, no próximo mês, nós devemos ir até o DSE no Rio de Janeiro, conversar com a ANAC também sobre essa possibilidade. Até porque nós temos em mãos aqui um histórico de movimentação de aeronaves e pessoas aqui que possam alavancar essa possibilidade de nós termos essa empresa aérea que vai favorecer muito a população do Alto Vale”.

11 comentários

  • Dolores Viviani Kreusch
    05/01/2024 às 03:56

    Bom dia
    É ótimo, se tiver como usar esse aeroporto favorecer as pessoas todas as pessoas em geral para todas as pessoas

    • Wiland Oestreich
      05/01/2024 às 09:02

      Parabens pelas providências tomadas
      Vamos colocar este aeroporto a serviço de todos e não só de alguns privilegiados. Sucesso.

    • Sergio Roberto Krupovchi
      06/01/2024 às 07:52

      Ficou dificil entender.

  • GILBERTO GARCIA SCHUMANN
    05/01/2024 às 06:07

    Que se realize, é muito mais barato e seguro investir no aeroporto, o retorno será mais rápido!!

  • Rose Mari Valler
    05/01/2024 às 06:39

    Que ótimo. Tomara que comece a funcionar logo. Esse trajeto do Alto Vale até Navegantes está ficando cada vez pior. Nossa região merece um aeroporto….E com isso todos saem beneficiados com mais segurança e rapidez. Espero que todos tenham acesso.

    • Paulo de Lacerda
      06/01/2024 às 08:05

      Precisa de instalação de sistema de bomILS para operações a noite e com tempo nublado garantindo segurança as aeronaves licenciadas a operar neste aeródromo local pela ANAC

  • Wiland Oestreich
    05/01/2024 às 09:07

    Parabens pelo empenho. Vamos tornar este aeroporto a disposição de todos e não só para alguns privilegiados.sucesso.

  • Claudio Lemes Louzada
    05/01/2024 às 10:19

    Infelizmente, não é um aeroporto regional, pois não consegue atender o atual turboélice de 70 lugares, nem os jatos regionais. É um aeródromo sub-regional com pista curta, estreita e asfalto mole, que ficará refém de apenas uma empresa aérea e do Caravan de 09 lugares e suas passagens caras. É também um aeródromo para a aviação executiva de pequeno porte.
    O Helmuth Baumgarten de alto potencial de tráfego foge totalmente do conceito brasileiro de aeroporto com a pista mínima regional que prevê 1.600 x 30m e resistência do piso PCN31.

  • Jair Teston
    05/01/2024 às 13:46

    *Em Iraí, RS, há uma pista asfaltada, de um Aeroporto desativado, onde 5 empresas aéreas faziam vôos regulares.
    Talvez um acordo com os indígenas, que hoje habitam a área, possa reativar o Aeródromo, que beneficiária a TODOS!*

  • Jorge Fermino
    12/01/2024 às 10:50

    Moro em São Paulo e toda minha família em Rio do Sul e região. Ter uma opção de chegar ao Alto Vale via transporte aéreo é muito mais vantajoso que enfrentar os buracos e falta de segurança da BR 470. Torcendo para que dê certo!!

    • Lauro Dumes
      05/10/2024 às 15:38

      Eu estou torcendo que comece logo a funcionar ,eu moro em Recife e minha família em Rio do Sul ,seria muito bom vim de aeronave pra Rio do Sul do que Navegantes e depois pela BR 470.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store