12 municípios do Alto Vale aderem ao novo ciclo do Programa Cidade Empreendedora
Rio do Sul, Santa Terezinha, Rio do Oeste, Atalanta, Chapadão do Lageado, Taió, Imbuia, Vidal Ramos, e outras cidades assinam carta de intenção
Durante o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios (Comac/SC), realizado em Balneário Camboriú, o Sebrae/SC lançou oficialmente o ciclo 2025/2026 do Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento socioeconômico de até 90 municípios catarinenses, com foco em políticas para cidades com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
No Alto Vale do Itajaí, 12 municípios assinaram a carta de intenção para integrar o programa: Rio do Sul, Santa Terezinha, Rio do Oeste, Atalanta, Chapadão do Lageado, Taió, Imbuia, Vidal Ramos, Petrolândia, Dona Emma, Ibirama e Trombudo Central. As cidades que aderirem terão suporte para implementar estratégias de crescimento socioeconômico, com foco no fortalecimento do empreendedorismo e da competitividade local.
Renovação do programa e foco em soluções personalizadas
Com uma renovação de 68% em seu portfólio de soluções, o Programa Cidade Empreendedora busca facilitar a formalização de negócios, desburocratizar processos e criar um ambiente favorável ao empreendedorismo nos municípios. Conforme a gestora de projetos do Sebrae, Ana Paula Rosenbrock, o programa será adaptado às necessidades de cada cidade.
Trabalhamos em parceria com as prefeituras para desburocratizar processos e facilitar a vida do empreendedor. Vamos avaliar o planejamento e as demandas de cada município para implementar as ações de forma eficiente
explica Ana Paula.
Além de promover o ambiente de negócios, o programa poderá atender demandas específicas, como agronegócio, inovação, turismo. Bem como melhorias na Sala do Empreendedor, um espaço dedicado a apoiar pequenos negócios.
Impacto regional do Programa Cidade Empreendedora
A adesão ao Programa Cidade Empreendedora representa uma oportunidade estratégica para os municípios do Alto Vale ampliarem sua competitividade e inclusão social. Gerando assim, um impacto positivo no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida de seus habitantes.