Mais de mil pessoas não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Rio do Sul

Imagem: web
Texto: Secom Rio do Sul

Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde mostra que pelo menos 1.168 pessoas em Rio do Sul receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 mas estão atrasadas para a segunda aplicação, considerada fundamental para completar o ciclo de imunização.

Todo cidadão já vacinado com doses que exigem dupla aplicação, deve conferir o cartão de imunização para verificar a data do retorno. E a vacinação é feita no mesmo local, seja ele unidade de saúde, Policlínica ou Drive-Thru, no Centro de Eventos, onde foi realizada a primeira dose.

Na semana passada, ocorreu a transferência de um evento de Drive-Thru por falta de vacinas da Astrazeneca, sendo o envio responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde, que também esteve sem estoque. Mesmo assim, ocorreram faltas e as pessoas não devem demorar para procurar a Policlínica para completar a imunização.

O prefeito José Thomé fez um apelo nesta sexta-feira (24), para que a população não perca as datas, pois somente com o máximo de pessoas imunizadas, a pandemia continuará tendo números cada vez menores de novos infectados, internações e mortes.

“Pensemos nas famílias que já perderam entes queridos para a Covid-19. O senso de coletividade deve prevalecer sempre e por isso, peço para que aqueles que receberam a primeira dose da vacina, ou ainda não tiveram nenhuma dose aplicada, procurem uma unidade de saúde ou a Policlínica para atendimento o mais rápido possível”, comentou.

Proporção de vacinados diminui com inclusão de adolescentes como público-alvo

A Secretaria de Saúde de Rio do Sul tem novo cálculo da proporção de moradores vacinados contra a Covid-19. Com a inclusão de adolescentes entre os autorizados a receberem a aplicação, 84,61% de todo este público-alvo já recebeu, pelo menos, a primeira dose contra a doença. Já a proporção de cidadãos com a segunda dose ou dose única já aplicadas chega a 52,17% do público-alvo.

A inclusão dos adolescentes de 12 a 17 anos no cálculo de autorizados a receber a vacina fez a proporção diminuir, pois são cerca de 8 mil novas pessoas na conta. Mas, a Secretaria de Saúde de Rio do Sul espera que com a chegada de mais doses para este público, mais pessoas possam ser imunizadas e os números voltem a subir rapidamente.

Próximos Drive-Thrus de vacinação – 2ª dose

Centro de Eventos Hermann Purnhagen

29 de setembro – Das 17h às 19h
Público: Profissionais da indústria e pessoas de 30 a 34 anos
Vacina: Astrazeneca
Data da 1ª dose: 22 de julho

30 de setembro – Das 17h às 19h
Público: Pessoas de 35 a 39 anos e profissionais da indústria
Vacina: Pfizer
Data da 1ª dose: 13 de julho

1º de outubro – Das 17h às 19h
Público: Profissionais da indústria de 18 a 34 anos
Vacina: Pfizer
Data da 1ª dose: 14 de julho

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.