Com melhora nos índices, Alto Vale retorna para condição de risco Alto para Covid-19

Com a melhora nos dados, principalmente, no índice Ocorrência de óbitos por COVID-19 e Tendência de Internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave o Alto Vale retornou para a condição de risco Alto, na matriz de risco do governo do Estado. Com isto, novas regras podem ser seguidas, de acordo com as portarias da secretaria de Estado da Saúde.

Os índices: transmissibilidade e monitoramento continuam requerendo atenção, de acordo com a matriz. No dado referente a capacidade de atenção, que monitora a Taxa de ocupação de leitos de UTIs reservadas para COVID-19, a região configura na cor azul, ou seja com um bom desempenho.

A matriz é divulgada semanalmente e serve como base para as portarias e indicações de atenção das regiões nas ações de combate ao coronavírus. Apenas uma região está classificada com o risco gravíssimo (cor vermelha). A região Nordeste é a única no nível máximo de atenção para a Covid-19 – isto não ocorria desde o dia 4 de novembro de 2020. Outras nove regiões estão em risco grave (cor laranja) e as outras seis em risco alto (cor amarela).

A matriz continua organizada em quatro dimensões de prioridade atuais, que são Gravidade, Transmissibilidade, Monitoramento e a Capacidade de Atenção. A variável de óbitos na semana por 100 mil habitantes continua como Gravidade, por ser a informação epidemiológica mais precisa. A dimensão traz também a tendência de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave para avaliação por 100 mil habitantes. A taxa de transmissibilidade (Rt) é agrupada com o número de infectantes por 100 mil habitantes na dimensão de Transmissibilidade. Já a dimensão de Monitoramento avalia as variáveis de cobertura vacinal em maiores de 18 anos com segunda dose ou dose única completa, bem como a variação de número de casos semanal. A capacidade de atenção permanece como taxa de ocupação de leitos de UTIs adulto SUS reservado para Covid-19.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.