Com apenas 16 votos de diferença, Irone Duarte (PP) é o novo prefeito de Petrolândia

Imagem: Estela Becker
Por Kelley Alves

O pleito suplementar de Petrolândia foi apertado, com somente 16 votos de diferença que deram a vitória para a coligação ‘Por Nossa Terra, Por Nossa Gente’ (PP/PSD), encabeçada pelo pepista Irone Duarte e com Egon Weber, como vice. A chapa teve a preferência de 2.195 eleitores contra 2.179 da principal adversária Angela Adriana Krindges da Mota, do MDB. Edson Silva Padilha e Amarildo Custodio (Podemos) tiveram 201 votos. 4.644 eleitores foram às urnas neste domingo, com 41 votos nulos e 28 brancos.

Petrolândia foi o único município do país que recebeu observadores internacionais durante o pleito deste domingo. O grupo foi formado cinco integrantes, sendo uma dos Estados Unidos da América, uma do México, um de El Salvador e dois do Brasil.  Durante o intercâmbio de experiências, eles percorreram todas as seções eleitorais do município e, no
final, elaboraram um relatório. O  Juiz do Pleno do TRE-SC Rodrigo Fernandes esclareceu que a equipe não atuou como fiscalizadora, mas colaborou com a justiça local para possíveis ajustes.

A presidente e fundadora do Instituto para o Desenvolvimento Democrático e Competitividade, Claudia Isela Guzman Gonzalez, do México, também falou das impressões alcançadas durante a eleição suplementar. Ela disse que a auditoria foi importante para identificar que não há diferença entre o voto impresso e a urna eletrônica, no que se refere a lisura do processo, mas que o último garante agilidade ao processo.

Nenhuma das 11 urnas utilizadas para a eleição precisou ser substituída por outra de contingência. A tranquilidade marcou todo o dia de votação, conforme o juiz da 39ª Zona Eleitoral de Ituporanga, Rodrigo Vieira de Aquino.

Também não houve qualquer ocorrência de prática de crime eleitoral. Mas, de acordo com o promotor da 39ª Zona eleitoral, Jaisson José da Silva, algumas denúncias serão investigadas após o pleito, a principal é sobre suposto transporte irregular.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.