Municípios recebem nova remessa da vacina contra covid nesta segunda-feira

Santa Catarina recebeu, no sábado, uma nova remessa com 146.750 doses da vacina contra a covid-19, sendo 5.750 AstraZeneca/Fiocruz e 141 mil CoronaVac/Butantan.

Entre o público que deverá receber a imunização nesta fase está as comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas. Neste fim de semana, as cidades catarinenses realizaram ações para vacinar principalmente quem tem mais de 75 anos.

A distribuição das novas doses para as 17 unidades descentralizadas de Vigilância Epidemiológica das Regionais de Saúde de Santa Catarina ocorrerá a partir de segunda-feira (22). O governo não divulgou a quantidade que será enviada para cada um dos 295 municípios catarinenses.

Novo grupo prioritário

As 5.750 doses da AstraZeneca/Fiocruz serão destinadas à vacinação de um novo grupo prioritário, o dos povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), essa população será contemplada com a vacina produzida pela Fiocruz, pois o intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose é de 12 semanas, o que facilita o cumprimento do esquema vacinal, tendo em vista que o acesso a essas comunidades pode demandar um pouco mais de tempo e planejamento.

Sem reserva de estoque da remessa

As demais doses, 141 mil, serão destinadas integralmente para dar continuidade à vacinação dos idosos acima de 70 anos e dos trabalhadores da saúde.

Desta vez, também seguindo recomendação do MS, o estado fará a distribuição de 100% das vacinas recebidas da AstraZeneca/Fiocruz e Coronavac/Butantan para aplicação da primeira dose.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.