Bombeiros Voluntários concentram trabalho em regiões ainda não vistoriadas

Os Bombeiros Voluntários em Santa Catarina concentram o trabalho, neste sábado, em estabelecer contato com famílias de áreas ainda não vistoriadas após a enxurrada que afetou Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, entre a noite de quarta e madrugada de quinta-feira (16 e 17 de dezembro). As equipes se dividiram entre as localidades de Uru e Boa Vista, distantes 16 quilômetros do centro da cidade. Eles têm apoio do Jeep Clube de Presidente, que transporta água potável e outros suprimentos para distribuir para as famílias isoladas.

A ponte que dá acesso entre o Uru Alto e Baixo foi levada pela força das águas. Os Bombeiros Voluntários precisaram fazer a transposição com auxílio de equipamentos. A intenção é verificar as condições das 80 famílias que moram na região, além de outras 50 estabelecidas na localidade Boa Vista. Nesta frente de trabalho estão 49 bombeiros voluntários das corporações de Lontras, Pomerode, Joinville, Guaramirim, Indaial e São João do Itaperiú que integram as forças de emergência em cooperação com a Defesa Civil estadual e Corpo de Bombeiros Militar de SC.

Estratégias – O Grupo Integrado de Resposta de Ações Coordenadas (GRAC), coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil, determinou três frentes de trabalho para este sábado: buscas aos desaparecidos; assistência humanitária e restabelecimento da infraestrutura urbana. O grupo de trabalho, já composto por bombeiros, Polícia Militar, órgãos municipais, Rotary Clube e Jeep Clube, ganhou o reforço da Cidasc e 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau.

Mortes – De acordo com o boletim da Defesa Civil divulgado na manhã deste sábado, já são 15 mortes em decorrência da enxurrada que afetou o Alto Vale: 12 em Presidente Getúlio, dois em Rio do Sul e um em Ibirama. Ainda há seis desaparecidos, todos relatados em Presidente Getúlio. Também são computados 184 desabrigados e 284 desalojados.

Texto: Assessoria de Imprensa Bombeiros Voluntários

Nesta manhã, os bombeiros voluntários de Presidente Getúlio continuam os trabalhos de resgate e apoio às famílias que estão isoladas no município. O Subcmte Kleber Moura, que coordena as equipes de trabalho dos bombeiros voluntários, explica a logística da corporação.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.