Estado divulga regras para retomada dos eventos

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina divulgou as regras para a retomada da realização de eventos. Os shows e cinemas continuam proibidos. Foram estabelecidos protocolos diferentes para eventos, museus, feiras e congressos. As medidas são válidas apenas para as regiões que saíram da matriz de risco gravíssimo e grave. Portanto, no Alto Vale elas ainda não estão vigentes.
Nas áreas amarelas, por exemplo, os eventos podem ser realizados com ocupação de 40% da capacidade e nas áreas azuis, com 60% da capacidade. Para congressos, entre as regras para em área amarela estão ocupação de 50% em ambientes com capacidade para até 1.000 pessoas e 40% para locais que podem receber até 1.500 pessoas. Para feiras e exposições, as regras são semelhantes às de eventos.
Além das regras específicas para cada setor, todas as pessoas devem usar máscaras em eventos, ter disponível álcool gel, priorizar ambientes abertos e distância de 1,5 metro entre cada pessoa.
A portaria considera como eventos sociais aqueles restritos a convidados sem cobrança de ingresso, como por exemplo, casamentos, aniversários, jantares, confraternizações, bodas, formaturas, batizados e festas infantis. Os organizadores e promotores de eventos devem guardar por até 30 dias da realização do evento, o arquivo com a lista de convidados e de fornecedores para possível comunicação de casos identificados.
Com relação as palestras e seminários foram estabelecidas regras como quando houver eventos em formato de auditório manter a distância mínima de 1,5 m de raio entre as pessoas. E ainda sinalizar os assentos destinados aos participantes, orientando evitar o rodízio de assentos.
As regras foram determinadas com a colaboração da Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur) e são diferentes para eventos, museus, feiras e congressos. Os regramentos foram criados com a participação direta do trade turístico, que tem expertise na área.
Os eventos estavam suspensos em Santa Catarina desde o dia 17 de março.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.